Entenda o significado e origem das pedras preciosas
Misteriosas e cheias de poder, as pedras preciosas são valiosas e se diferenciam pela beleza, pureza e transparência.
Quando pensamos em pedras preciosas, uma das primeiras palavras que vem na nossa mente é poder. Desde sempre, elas ocupam um lugar místico e inexplicável em nossas vidas. A sua atração misteriosa, com cores radiantes e brilho, já teriam, por si só, as tornado preciosas para muitos, mas a sua raridade, dureza e durabilidade as tornaram duplamente valiosas.

Você conhece a história das pedras?
Ao longo de séculos, a beleza, força e resistência das pedras preciosas inspiraram crenças, lendas e mitos associados ao poder, magia e romance.
As gemas que foram (ou que podem ser) trabalhados para uso em adornos pessoais são chamadas de pedras preciosas, ou seja, uma pedra preciosa é uma gema lapidada.
Existem mais de três mil minerais diferentes e sua formação ocorre na crosta terrestre, aproximadamente de 5 à 40 km de profundidade. Entretanto, apenas 50 deles são usados comumente como pedras preciosas. Os quartzos e granadas, por exemplo, são encontrados no mundo inteiro, enquanto diamantes, safiras, rubis e esmeraldas são mais raros, devido às condições geológicas incomuns.

Origem das pedras
A origem dessas formações é irregular, dependendo do solo de cada continente. As regiões mais favorecidas são:
– Brasil: uma região bastante privilegiada. Possui uma extensa variedade de jazidas (depósitos de minerais) dentre eles: Quartzos, turmalinas, Água marinha, topázios e esmeraldas.
– África: oferece grande variedade de Diamantes, e a Tanzanita, que recebe este nome devido à localização das jazidas, na Tanzânia.
– Rússia, Índia e Canadá prevalecem no ranking de formações geológicas que formam os diamantes.
Safiras e rubis possuem formação predominantes na Índia. E, as esmeraldas mais famosas são encontradas na Colômbia que, devido a sua formação geológica, oferece uma tonalidade de verde específica e incomum.

Poder das pedras
As pedras fazem parte da natureza e por esse motivo carregam poder energético grande. A partir de suas composições e cores diferenciadas, podemos identificar vibrações relacionadas à comunicação, ao amor, à cura e à espiritualidade.
Antigamente, quando a sociedade começou a explorar cada vez mais o meio ambiente e foram ao encontro de pedras, elas foram sendo ressignificadas. Por essas populações serem espiritualizadas e conectadas com a natureza, elas passaram a usar as pedras não apenas como símbolo de poder, mas também com fins terapêuticos.
Usadas para a cura de doenças, proteção em batalhas e conectar-se com si mesmo, as pedras tornaram-se nossos amuletos.
Fonte bibliográfica: Pedras Preciosas, Cally Hall, Ediouro.
Texto escrito por Deborah Rosenblit da área de Criação da Monte Carlo.
Últimos posts

O que faz seu brilho realçar?
Fazer o meu brilho realçar, pra mim, é um dos pilares da minha vida. Pra mim, é sobre viver os ciclos da vida com intensidade. A cada encerramento, vem um novo começo. E é nesse espaço que a gente encontra novas histórias, novas energias e, claro, novos motivos pra sorrir. Eu sempre acreditei que o… Continuar lendo O que faz seu brilho realçar?

Festa do Brilho
Celebrar os 44 anos da Monte Carlo Joias é celebrar tradição e excelência em transformar momentos em memória. E eu tenho a alegria de convidar você para a nossa Festa do Brilho. Receber é sempre extraordinário. Em mais de 20 anos de carreira, aprendi que cozinhar é também eternizar: cada receita pode virar um ritual… Continuar lendo Festa do Brilho

Alianças de Casamento
Escolher a aliança é um dos momentos mais especiais do casamento. Mais do que uma joia, ela é o símbolo do amor, do compromisso e da história que vocês estão construindo juntos. Assim como no desenvolvimento do vestido, cada detalhe da aliança merece atenção. É o momento de sentir, experimentar e imaginar como ela vai… Continuar lendo Alianças de Casamento





